sexta-feira, 24 de junho de 2011

Relatório do Foguete a Água

1- Descrição do Projeto (passo a passo) da base, do foguete e do paraquedas.

Base

A base que utilizamos foi de um ano anterior, mais dentre alguns usos da base notamos alguns problemas e resolvemos. Um dos problemas encontrados foi que a rolha não estava muito boa, estava começando a rachar e que por fim acabamos trocando-a, outro motivo foi que as abraçadeiras estavão meio ''frochas'' e pareciam ser poucas e assim adicionas mais abraçadeiras.

Mas cabe a nós colocar os materias utilizados na construção da base:

              
               - Barbante: 6 metros
               - Abraçadeira de nylon: 8
               - Rolha de cortiça: 1
               - Fita isolante
               - Mangueira de ar ¼: 3 metros
               - Abraçadeira de Ferro: 1
               - Bico de pneu de bicicleta(de plástico): 1
               - Cano de água T ¾: 1
               - Cano de água ¾: 6 centímetros
               - Chapa de madeira: 25x17 cm²
               - Parafuso sextavado com porca: 4
                - Cano esgoto 40: 3,5 centímetros
               - Cola super Bond
Foguete

 Os Materiais utilizados foram : - Garrafa PET de 310 ml 
                                                      - Papelão
                                                      - Fita crepe
                                                      - Super Bond
Construção: No papelão devemos desenhar as 4 aletas com uma medida média ( não tão grande e não tão pequeno). Após a construção das aletas para fixa-lás devemos utilizar a fita crepe e o super bond, só que devemos marcar uma distancia igual entre as aletas.
Paraquedas
Os Materiais utilizados foram : - Cortina utilizada em box de banheiro
                                                     - Linha de costura
                                                     - Fita Adesiva
Construção: Pegue a cortina e corte do tamanho em que fique proporcional ao foguete, ao cortar a cortina pegue a parte cortada e dobre-a ao meio, após feito isso corte-a ponta em formato triangular, viramos ela e dobramos denovo em forma de triangulo, e assim ficará com o formato proximo á de uma gravata, cortamos em forma de circulo. Após isso abrimos o paraquedas e dobramos duas vezes ao meio, depois devemos furar 16 pontos no paraquedas que tenham distancias iguais divididas em 360º graus, com os furos prontos, colocamos linhas de costura de 1,5r e amarramos nos furos e colocamos as pontas das linhas em volta da garrafa para prende-lás. Pronto o paraquedas está terminado. 
2- Tabelar número de testes realizados e desempenho do foguete em cada um deles.
Até agora fizemos no maximo 4 lançamentos, mais esperamos realizar mais testes no decorrer da semana e esperamos testar o foguete também durante as férias. Dentre os 4 lançamentos dois deles foram fracassados podemos dizer pois ao lançarmos o foguete o paraquedas ocasionalmente não abria, mais no terceiro lançamento conseguimos obter um resultado mesmo sendo pequeno, mais conseguimos algo no final das contas.
  • 1º Lançamento: Podemos dizer que foi ruim o foguete não estava bem preso pelas braçadeiras e ocorria muito vazamento, também o paraquedas não abriu o que gerou mais problemas
  • 2º Lançamento: Melhoramos um pouco em relação ao primeiro lançamento, mais ainda ocorria pouco vazamento de água, e assim resolvemos definitivamente trocar a rolha. Após o lançamento o paraquedas não abriu pois estava com defeito.
  • 3º Lançamento: Aprimoramos bem o lançamento do foguete com os problemas resolvidos, a rolha trocada e o paraquedas arrumado, atingimos o nosso ponto em primeiro instante que era o paraquedas abrir e o foguete demorar no minimo 5 segundos no ar.
  • 4º Lançamento: Foi nosso ultimo lançamento, um lançamento de apenas garantia de que tudo estava dando certo, e foi o que aconteceu estava tudo de acordo com o combinado e conseguimos que o foguete ficasse 6 segundos.
3- Descrever Problemas Ocorridos e Soluções Propostas

Durante a realização do trabalho encontramos dois problemas:
  • O primeiro foi com o grande vazamento que estava ocorrendo durante os lançamentos, o que ocasiona um problema ao injetar a pressão dentro da garrafa. Para solucionarmos o problema resolvemos trocar a rolha que estava meio ''raxada'' e outro solução foi colocar mais braçadeiras para que se firme a garrafa.
  • O segundo problema encontrado ocorreu no paraquedas, pois não queria abrir nos primeiros lançamentos, foi muito dificil fazer com que ele abrisse, mais resolvemos esse problema trocando 8 cordas por 16 e também utilizamos linha de costura o que ajudou muito pois no começo utilizamos linha de pipa o que deixa o paraquedas 'frocho'.
4- Cálculo da Força realizada sobre o Foguete (Em sala será mostrado).

Nos testes realizados do foguete utilizamos a medida de pressãp Psi, mais como é utilizado N/m² ou Pascal iremos usar N/m².

Pressão: 90 Psi = 620528,13 N/m²
A garrafa utilizada tem comprimento de 19 cm, e apresenta um raio de 0.03m.
Área: 0,002826 m

P= F/A
F= P•A

F=620528,13  •  0,002826 = 1753,61249538 N

5- Conclusão do Trabalho.

Finalmente aprendemos a trabalhar todos em grupo, esse não foi um trabalho nada facil tinhamos que dividir todas as partes e todas as peças que utilizamos na iniciação. Aprimoramos nosso conhecimento tanto na área da fisica, como na área do saber, nosso grupo foi unido e objetivado a sempre melhorar, e foi o que aconteceu a cada teste a cada ídeia a cada inovação mudamos algo aqui e algo lá. Foi erros. defeitos, problemas que percebemos com o decorrer do trabalho, fomos motivados desde o inicio a bater recordes e ter pontuações melhores do que a competição da ponte de macarrão. Portanto a cada competição melhoramos, nos unimos mais dividimos mais o trabalho, aprendemos Física de uma maneira diferente e interresante, pois a cada iniciação tecnológica envolve conceitos fisicos, trabalhos, pesquisas e muitas outras coisas da educação. Enfim esperamos mais de cada um de nós a cada trabalho e que possamos ser melhores do que possamos imaginar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário