Dom Pedro II
Até atingir a maioridade, o Brasil foi governado por uma regência
Em virtude de questões políticas no Brasil, Dom Pedro II assumiu o trono em 18 de julho de 1841, na Capela Imperial do Rio de Janeiro. Em 1843, casou-se com a princesa Teresa Cristina de Bourbon, tendo quatro filhos, sendo as princesas Isabel e Leopoldina as únicas que sobreviveram.
Era muito interessado em ciências e inovações, e como imperador construiu as primeiras linhas telegráficas e a primeira estrada de ferro do país. Durante seu Império ocorreu o fim do tráfico negreiro em 4 de setembro de 1850, a Lei do Ventre Livre de 28 de setembro de 1871, e a libertação dos escravos pela Lei dos Sexagenários e da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888.
Após a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889, ficou no paço da Cidade como prisioneiro, recebendo intimação para deixar o Brasil em 24 horas. Foi para Portugal com toda a família, sua esposa faleceu no Porto em 28 de dezembro do mesmo ano.
No continente europeu viveu em Cannes, Versalhes e Paris. Trabalhou em palestras, conferências e atividades artísticas. Faleceu aos 66 anos de idade de pneumonia num hotel de Paris.
Bibliografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário