sábado, 31 de março de 2012

Relatório do Eletroímã de Prego

1: Objetivo do trabalho.

  • A construção de um eletroímã de prego, onde este ultimo deve ter no máximo 15 centímetros.
  • Cumprir a prova mínima que foi de 20 pregos a serem atraídos.
  • Aprofundar os conhecimentos de Magnetismo e Eletricidade e promover a integração do grupo por meio da iniciação tecnológica. 
2: Descrever os materias utilizados na construção do eletroímã. 
  • Prego de 7 centímetros
  • Fio de cobre com suas pontas lixadas
  • Pilha de 1,5 V
  • Lixa
  • Clipes
3:Descreva em 6 passos a construção do eletroímã e seu procedimento de interação com ele.
  • Passo 1: Separar os materiais que serão utilizados no procedimento
  • Passo 2: O fio que foi utilizado veio encapado por isso devemos desencapá-lo para melhor resultado.

  • Passo 3: Cortar o fio de cobre no tamanho necessário, para assim ser enrolado no prego.
  • Passo 4: Após enrolar o fio de cobre no prego em forma espiral, deixe duas 'pontas' do cobre para baixo para que os polos da pilha sejam 'ligados' ao fio.

  • Passo 5: Lixar as duas pontas do fio de cobre onde será ligado os polos da pilha, para assim ocorrer melhor contato entre ambos.
  • Passo 6: Unir as pontas lixadas com os polos da pilha, com o dedo ( mas cuidado a pilha esquenta ), com um pano ou fita isolante e depois disso aproximar o eletroímã de clipes para ver se ocorre a atração entre eles. Lembre-se; positivo-cabeça do prego, negativo-ponta do prego.

4: Por que um material que nao é imã se torna magnético?
5: Coleta de dados.
Faça alguns testes com seu eletroímã e preencha a tabela abaixo:
Experimento
Comprimento  do prego

d.d.p.
Número de Espiras
Clipes Atraídos
Força de Atração
1
 10
 1,5 V
 414
 21
  0,1399 N
2
 10
 1,5 V
414 
 25
 0,1666 N
3
 10
 1,5 V
 414
 30
 0,1999 N
4
 10
 1,5 V
 414
 42
 0,2798 N
5
 10
 1,5 V
 414
 33
 0,2199 N

7: Faça comentários sobre os dados encontrados na tabela:
  • Os resultados obtidos pelo grupo foram melhores do que podiamos imaginar pois ao decorrer das tentativas conseguíamos pegar mais e mais clipes, mas chegou um determinado momento em que a pilha ficou com pouca carga e começamos a pegar menos clipes do que anteriormente. Além disso percebemos que o tamanho do prego e o número de voltas dadas no prego com o fio de cobre ajudava muito na hora de atrair os clipes. 
8: Qual a maior dificuldade do grupo para a construção do eletroímã? Justifique.
  • Felizmente não enfrentamos grandes dificuldades, a maior delas foi descobrir o número certo de voltas no prego com o fio de cobre para atrair mais clipes.
9: Faça uma descrição da evolução do projeto.
  • Primeiramente devemos lembrar que o projeto foi feito apenas em uma semana. Com isso começamos a desenvolver a iniciação com um certo tempo, de antemão conseguimos rapidamente construir o projeto, ficou pronto em dois dias, depois disso fomos aos testes, nos primeiros testes o eletroímã teve um grande desempenho conseguimos atrair varios clipes, mas depois com a fraca carga da pilha o funcionamento deste acabou diminuindo. Por fim no dia da competição trocamos a pilha descarregada por uma nova carregada o que deu certo. 
10: Descreva pelo menos 5 conteudos em Fisica, utilizados para este trabalho. Deixe claro em qual momento foi utilizado.
  • Campo Magnético: gerado pelas espiras do fio de cobre no eletroímã.
  • Corrente Elétrica: ligando a pilha uma corrente elétrica quando ela passa pelo fio de cobre 
  • Campo Elétrico: o prego atrai dos clipes esse campo.
  • Força de atracão: ao aproximarmos o prego dos clipes, para aumentar a intensidade da força e por fim consequentemente diminuimos a distancia.
  • Indução Eletromagnética: gera um campo magnético quando a corrente elétrica passa pelo fio de cobre
11: Conclusão final (indicar melhor resultado).
  • Com o trabalho do primeiro trimestre concluído, o grupo pode agora diferenciar magnetismo de eletricidade. Antes tinhamos uma ideia de que essas duas materias se coincidiam, com essa iniciação o grupo pode se ajudar mais e colaborar mais, o grupo pode aprender novos conceitos fisicos e aplica-los ao nosso dia-a-dia, com uma competição para determinar o melhor eletroímã da sala, o grupo pode buscar em si um desempenho que estava acima dos nossos limites. Força de atração, campo elétrico, entre outros foram grandes conceitos que o grupo aprendeu com o longo do trabalho, testes e mais testes para conseguirmos o melhor também foram feitos diariamente pelo grupo. Por fim sem grandes dificuldades e obstáculos o trabalho de construção do eletroímã foi feito com sucesso, mesmo o grupo nao ter tido grandes resultados o importante foi que se superamos e conseguimos faze-lo e com isso o melhor resultado conseguido pelo grupo foi de 33 clipes atraídos pelo eletroímã. 


segunda-feira, 5 de março de 2012

Questão de sala

1- Explique passo a passo a 1ª experiência no eletroscópio de pêndulo


R: Você deve atritar uma régua no cabelo fazendo que ela fique eletrizada e aproxima-la da bolinha de papel e ver se o resultado será de repulsão.


2- Explique passo a passo a 2ª experiência no eletroscópio de pêndulo.

R:Você deve fazer o mesmo processo da primeira experiencia só que deve aproximar a régua por alguns segundos tirar e depois aproximar novamente para obter resultado de atração.


3- Explique passo a passo a 1ª experiência no eletroscópio de folhas


R:Nesse processo você deve atritar a regua e aproximar da bola de alumínio e obter um resultado em que a folha se abre.


4- Explique passo a passo a 2ª experiência no eletroscópio de folhas


R:Já nesse processo você deve aproximar a régua atritada e encostar na bolinha de alumínio por alguns segundos e depois retirar e aterrar a carga

5-Qual a função do eletroscópio?

R:A função é mostrar que cargas iguais se repelem e cargas opostas se atraem. 
Reativamos o blog