sábado, 2 de junho de 2012


Dr. Carlos Chagas


De família de fazendeiros, Carlos Chagas estudou primeiramente em São João Del Rei e depois em Ouro Preto, onde concluiu o colegial. Ingressou na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1896, doutorando-se em 1903. No ano anterior, havia entrado como voluntário para o Instituto Soroterápico, atual Instituto Oswaldo Cruz.


Em 1905 colaborou nos esforços para a erradicação da malária na cidade de Itatinga, no estado de São Paulo, a convite da companhia Docas de Santos, que construía uma represa na região. Trabalhou a seguir em obras de saneamento na Baixada fluminense. Adquiriu projeção nos meios científicos ao defender o combate da malária através do uso de inseticida. Formulou a teoria da transmissão domiciliar da malária, o que ampliou as frentes de combate à doença. Em 1907, a convite do cientista Oswaldo Cruz, aceitou a missão de combater a malária entre os operários que construíam a ala mineira da estrada de ferro Central do Brasil. Lá, instalou-se num vagão ferroviário e passou a atender num ambulatório improvisado numa tenda.

Nessa época, dedicou-se também à pesquisa de outras doenças endêmicas na região, chegando, através da presença do inseto barbeiro, a descrever o tripanossoma - o protozoário causador da doença - dando-lhe o nome de Tripanossoma cruzi, em homenagem ao mestre Oswaldo Cruz. De volta ao Rio de Janeiro, formulou o ciclo evolutivo do protozoário, fazendo a sua descrição completa. Em 1909, a descoberta da nova doença e dos meios profiláticos para combatê-la começaram a se disseminar em escala internacional. Através de uma comissão de cientistas e médicos liderados por Oswaldo Cruz, a Sociedade Brasileira de Patologia batizou a nova doença com o nome de seu descobridor - doença ou mal de Chagas, que se tornaria internacionalmente consagrado. Em 1910, Carlos Chagas tornou-se membro da Academia Brasileira de Medicina. Realizou, a seguir, diversas viagens pela região amazônica, para estudo das epidemias de malária. Em 1917, com a morte de Oswaldo Cruz, assumiu o posto do mestre na direção do Instituto Oswaldo Cruz. No ano seguinte, foi convidado pelo presidente da República, Venceslau Brás, a organizar as medidas sanitárias para o combate à gripe espanhola no Rio de Janeiro, num momento em que dois terços da população foram contaminados. Em 1919, foi criado o Departamento Nacional de Saúde Pública, que passou a ser dirigido por Chagas.


O famoso e importante doutor Carlos Chagas foi escolhido pelo grupo devido ao grande feito e pela grande descoberta na área da biologia.  A doença de chagas ou mal de Chagas foi uma descoberta que mudou o Brasil naquele período, com a descoberta da doença e dos meios de prevenção Chagas apunhalou em suas mãos o que poderíamos dizer que iria se tornar uma epidemia na região  Assim o escolhemos por ser um grande e renomado medico que estudou o protozoário que ainda atinge grande parte da população geralmente do nordeste, alem disso podemos encontrar o inseto contaminado pelo tripanossoma nas frutas de açai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário